-
Arquitetos: Aranguren & Gallegos Architects; Aranguren & Gallegos Architects
-
Fotografias:Jesús Granada, Manolo Yllera
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro de Ilustração e Design ABC, possui a vontade de ser uma referência artística internacional e um símbolo cultural de Madri.
A instalação no edifício da antiga fábrica na rua Amaniel é uma intervenção adequada em um edifício histórico sem sacrificar o caráter de expressar um centro contemporâneo, com uma variada gama de instituições culturais e artísticas.
O edifício possui um acesso duplo a partir de duas ruas que se conectam através de um pátio interior. Antes da intervenção, uma das entradas estava num corpo de altura longitudinal que fechava o pátio.
A partir desta frente, propomos estabelecer o principal acesso ao novo Centro ABC. Para conseguir isso, o corpo longitudinal mencionado é reestruturado como uma grande "viga" de vidro translúcido que opera como um lintel para o pátio. No seu interior está a cafeteria, e sob ela, por meio de um piso de vidro em que você entra no pátio, o subsolo do centro recebe luz natural.
Para criar um "átrio" na nova instituição, que permitirá que o centro expresse seu caráter contemporâneo e moderno, foi proposto usar o pátio como o espaço de acesso do edifício, funcionando como um hall de entrada antes do acesso ao espaço interior.
O mecanismo de arquitetura utilizada para este objetivo é baseado na criação de um "vazio destacado" a "espaço diedro" formado pelo plano horizontal do piso do pátio e o plano vertical da fachada da antiga fábrica.
Ambos os planos perfurados são construídos com furos triangulares semelhantes que irão fornecer luz para os espaços que servem. Isso gera um "espaço sem peso" que mistura o real, imaginário e simbólico.
Como um "ímã enorme", ele vai pegar e levar-nos com um certo poder de sedução para a nova instituição, provocando simultaneamente curiosidade, ansiedade e prazer durante a visita.